top of page

Se verdadeiramente a família é o nosso porto seguro, como entender o desprezo de uma mãe, o abuso e abandono de um pai, a inveja e rivalidade entre irmãos e parentes, não deveriam eles ficarem felizes com o nosso sucesso, nos amar incondicionalmente, estarem presente nos momentos mais angustiosos de nossas vidas? 

Como entender, como assimilar que são justamente eles os maiores causadores de nossas dores?

As feridas mais profundas e mais difíceis de cicatrizar, são justamente aquelas causadas por quem amamos e de quem esperamos receber amor.

Tudo começou com a desobediência

No Paraíso

Eva foi enganada pela serpente e comeu do fruto que Deus havia proibido ela e Adão de comer. Após comer o ofereceu para Adão, sabendo ser proibido. Alguns podem dizer, ele comeu porque quis, É verdade, mas talvez se ela não tivesse oferecido, quem sabe até mesmo insistido, ele não tivesse comido. É certo que isso não o isenta da sua culpa, pois sabia ser proibido comer e não adiantou responsabilizar Deus e nem a Eva, né Adão? Cada um recebeu de Deus o castigo devido o que fez individualmente.

Não sei se foi o caso de Eva, mas muitos depois de se darem mal na vida, fazem questão de arrastarem outros com eles. Fica esperto!

Quando Deus apareceu, Adão tratou logo de responsabilizar Deus por ter lhe dado Eva como mulher e culpar a Eva por ter lhe oferecido o fruto proibido. Tenho certeza que você já viu esse filme antes.

Deus na sua justiça, puniu cada um individualmente segundo o que cada um fizera.

A serpente passou a rastejar e comer pó.

Eva sofreria dores ao dar à luz filhos e seria agora governada por Adão.

Adão teria que trabalhar arduamente para tirar o sustento da terra e encontraria muitas dificuldades e sofrimento, porque a terra por causa dele foi amaldiçoada e passou a produzir espinhos e cardos (antes a terra só produzia coisas boas, mas agora produzia coisas ruins) e não seria nada fácil conseguir sustento para ele e sua família.

Adão, Eva, Caim e Abel (a primeira família) Inveja de um irmão para com o outro

Os dois irmãos, Caim e Abel  decidiram dar um presente para Deus. Caim que era agricultor deu para Deus do fruto da terra um presente, Abel que era pastor de ovelhas, por sua vez, também deu um presente para Deus. Enquanto Caim deu um presente mais ou menos para Deus, Abel deu o melhor do seu rebanho, as primícias deste. Deus recebeu e ficou muito feliz com o presente de Abel, mas rejeitou o presente de Caim. Caim com a rejeição ficou abatido, triste e fortemente irado e decidiu matar o irmão. Preparou uma cilada e matou seu irmão Abel. Assim aconteceu o primeiro homicídio na Terra. Deus disse para Caim que ele procedeu mal, por isso Deus o rejeitou e se ele tivesse procedido bem como Abel, Deus também o teria aceitado.

Isso se chama inveja um sentimento terrível que leva as pessoas a cometerem os piores desatinos contra o próximo, e onde mais acontece os conflitos por inveja senão nos lares, entre irmãos. Caim matou seu irmão por inveja.

Sempre tem um Caim na família, não é verdade? É aquela pessoa que não quer nada com os estudos, trabalho, só quer curtir a vida e quando trabalha ou estuda não leva a sério, não faz as coisas com responsabilidade com excelência   e quando vê que o outro que lutou, renunciou a tantas coisas, fez um bom trabalho conquistou o sucesso, passa a perseguir, fica com ódio se torna inimigo e começa a maldizer, desfazer da conquista do outro, isso quando não quer tirar proveito e quando o outro se nega a  se deixar aproveitar passa a odiar.

Família porto seguro, será?

Cam, o filho que desonra e envergonha o pai (família) 

Noé, escolhido por Deus por ser justo e assim ser salvo do dilúvio com toda a sua família, após saírem da Arca, tanto tempo sem provar do suco da videira, pois tiveram que plantar e esperar até dar os frutos para fazer o vinho, acabou se embriagando com o vinho e ficou nu dentro de sua tenda, um dos três filhos chamado Cam, viu o pai nu e contou para os outros irmãos desonrando, envergonhando o pai. Seus outros dois irmão não querendo envergonhar o pai, pegaram uma capa e de costa jogaram sobre o pai cobrindo a sua nudez. Quando Noé despertou ficou sabendo o que o filho havia feito contando para todo mundo que vira o pai bêbado e nu, Noé então lançou maldição sobre Cam e abençoou os dois filhos que esconderam a sua vergonha.

Já viu isso antes? Quantos filhos atualmente tem desonrado seus pais com um estilo de vida vergonhoso, não obedecem ao mandamento de Deus e coloca os próprios pais em vexame.

Filho envergonhando o próprio pai

Pai amaldiçoando o filho.

Família porto seguro, será?

A família de Isaque e Rebeca (o filho predileto) predileção por filhos e um irmão enganando o outro e querendo matar um ao outro.

Rebeca, mulher de Isaque, filho de Abraão, fica grávida de gêmeos, Esaú e Jacó. Os dois já começam a disputa no ventre da mãe para nascer primeiro, porque naquele tempo todos os direitos e liderança da família era do primogênito e o primogênito era oferecido a Deus e o herdeiro de tudo. Os dois crescem em rivalidade. Enquanto um é forte e caçador o outro é pacato e caseiro. O pai Isaque, preferia Esaú, já a mãe Rebeca, preferia Jacó. Havia uma disputa entre os dois pelo direito de primogenitura, pois eram gêmeos. Esaú era considerado o primogênito porque nascera primeiro, mas Jacó queria de qualquer jeito o direito de primogenitura, pois valorizava muito o ser o primogênito porque era de Deus, enquanto Esaú não dava muita importância. Um dia Esaú voltou da caça sem conseguir nada, morto de fome. Jacó era um bom cozinheiro e havia preparado uma lentilha saborosa e Esaú pediu que lhe desse um pouco, Jacó lhe disse: eu te dou se você me vender o seu direito de primogenitura e Esaú disse: de que serve a primogenitura se estiver morto de fome e Deus ouviu, então Jacó lhe deu a lentilha.

Quando Isaque já estava bem idoso e não enxergava direito, chamou Esaú o filho preferido e pediu lhe buscasse uma caça e fizesse uma comida saborosa que ele iria descer a benção sobre ele. Rebeca, ouvindo, mandou Jacó seu filho preferido preparar uma refeição deliciosa para o pai. Como Esaú era peludo e Jacó liso, ela colou pelo em Jacó e mandou que ele levasse a refeição até o pai para que o pai pensando ser ele Esaú descesse a benção sobre Jacó no lugar de Esaú e Jacó fez isso, recebeu a benção no lugar de Esaú. Quando Esaú chegou e foi levar a comida para o pai, o pai entendeu e disse Jacó me enganou e eu o abençoei no seu lugar. Esaú chorou muito e planejou matar Jacó, mas decidiu esperar o pai morrer primeiro, a mãe com medo mandou Jacó para longe para a casa dos seus parentes, para que ele não fosse morto pelo irmão.

Mulher enganando o marido

Filho enganando o pai

Irmão enganando irmão

Pais com predileção por filhos

Família porto seguro, será?

Veja alguns outros exemplos:

Sansão e Dalila

Dalila se aproveitou da paixão que Sansão sentia por ela para descobrir o seu segredo e por  dinheiro o convenceu a desobedecer a Deus o que o levou a morte.

Ananias e Safira

Safira morreu com Ananias seu marido porque entrou em acordo com ele para mentir.

Salomão  

Se desviou do caminho de Deus por dar ouvidos as suas muitas mulheres.

Adão

Errou ao dar ouvidos a Eva e fazer o que Deus havia dito para ele não fazer. Ele deveria ter se mantido obediente a Deus e não seguir a sua mulher e por esse motivo o pecado entrou no mundo e com ele a morte.

Será que a família verdadeiramente é um porto seguro?

Só existe um porto seguro e esse Porto Seguro se chama-se Jesus Cristo o Filho de Deus!
NELE VOCÊ PODE CONFIAR!

Ame a sua família, cuide dos seus entes queridos, pois a Bíblia diz: Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1Timóteo 5:8

Mantenha a sua confiança  somente em Deus e no seu Filho Jesus porque a sua família, você, eu e todos os seres humanos são carnais, portanto sujeitos a cometerem erros graves e a fazer tanto o bem quanto o mal, vigie!

Veja o que disse Jesus:

os inimigos do homem serão os da sua própria família' Mateus 10:36

Mas Jesus também disse:

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

Mateus 5:44-46

Veja também: Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele Provérbios 16:7

bottom of page